segunda-feira, 27 de julho de 2009

Fascinante e normal




“Meu filho, estude pra você ser alguém na vida”. Creio que todo adolescente (ou até mesmo criança) já ouviu isso dos pais pelo menos uma vez na vida. Na maioria das vezes crescemos com a ideologia de que estudando, teremos um bom trabalho e um futuro melhor. Como sempre disse a minha querida mãe: “estude pra você não sofrer mais tarde...”.
Então... como seria se eu fosse criado na favela da Rocinha?!
Primeiramente, seria filho de mãe solteira; aos cinco anos teria algum tipo de doença (provavelmente verme...), e ela teria alguns amigos traficantes (que provavelmente já teriam dormido com ela) que por alguma estranha razão teriam facilidade de conseguir o remédio que me deixaria bom; depois de algum tempo (no auge dos meus 12 anos), eu admiraria as atitudes deles: as rixas com a polícia, as brigas entre donos de “boca de tráfico”, e etc... logo estaria sendo “aviãozinho” de algum desses, e teria uma pistola semi-automática para me defender (isso, eu com 13 anos!).
Seria respeitado e idolatrado na minha vizinhança, caso eu aparecesse na televisão em um confronto entre traficantes e policiais, e mais: (pasmem!) seria visado e admirado pelas garotas do morro, por ter essa... boa fama.
Chegando aos 20 anos, devido as minhas “experiências” de trabalho, poderia ser chefe de algum comando de tráfico, e seria temido e reverenciado por muitas pessoas.
Aos 25 anos, no topo da minha carreira tráfico-social, o fim: em uma confusão em que os policiais invadem a favela, um soldado consegue acertar um tiro em minhas costas. E não satisfeito após isso, a me ver caído no chão atira em minha cabeça.
Após um dia de sofrimento familiar, meu corpo é enterrado por meus próprios amigos, sedentos de ódio e vingança, e minha querida mãe, dizendo sempre que eu era um bom rapaz e que não merecia morrer tão cedo...

A VIOLÊNCIA NA FAVELA É UM CICLO VICIOSO. QUEM NASCE NO MORRO PARECE SER PREDESTINADO A PASSAR POR TUDO ISSO. PORQUÊ?

“A violência é tão fascinante e nossas vidas são tão normais...” (Legião Urbana).

2 comentários:

disse...

texto fatalístico!!!

Fêh disse...

Só uma correção...TODA criança, sem exceção independente da origem Teve/Tem/Terá vermes..
no mais..está tudo certo.

beejo.