sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Língua BRasilenha...

Meu irmão outro dia me pediu pra eu fazer um texto pra ele, pra faculdade. Era sobre a língua brasileira. Se ela é uma só, mesmo pra documentos oficiais e talz... E como ele não tem paciência pra escrever (pra que faz faculdade então?! Rsrs), achou que eu era o mais indicado (coitado) pra ajudá-lo. Saca só a resposta:


É fato que a língua portuguesa que usamos no Brasil é uma só, com seus verbos complexos e sua amplitude adverbial (características bem brasileiras, diga-se de passagem).
Mas a língua brasileira é uma língua que recebe muitas influências européias e americanas, e também sofre ‘mutações’ entre suas regiões. O idioma português é um só, mas com suas vertentes: sotaques e dialetos, que como sabemos, não são poucos.
Porque exemplo melhor, do que a ‘fala cantada’ do gaúcho, ou mesmo o “oxente” dos nossos receptivos nordestinos. Sem esquecer também do “s” arrastado do amazonense e do paraense. Não se pode dizer que seja errado o modo que um ou outro fala, quando for relativo à sua região ou estado de origem.
No entanto, é importante ressaltar que esses vocábulos são regionais, e não podem ser usados em qualquer ocasião, especialmente quando se trata de documentos oficiais, textos de imprensa ou outras especificidades. Existem padrões para tais finalidades, e devem ser seguidos, independente do vocabulário de qualquer cidadão.
Pode-se dizer, que como o nosso país é um povoado mesclado e diversificado, a linguagem também sofre muitas modificações, com seus sotaques e ‘cacoetes’. Porém sempre temos que ser cientes das normas oficiais de escrita, independente da intenção.


Confesso que até achei ‘legalzinho’. Como ele não estava em casa, deixei o texto com o filho dele. Depois de umas duas horas. Ele me liga, e pergunta:
- De qual site tu tirou esse texto? Porque eu não quero que o meu fique igual dos outros não!
Ao que eu respondi:
- Vai te lascar...

Eu mereço...

3 comentários:

Fêh disse...

e aí teu irmão tirou quanto nesse trabalho?..uhauahuaha..
Acho que vc não percebeu,mass,vc disse a mesma coisa no começo e no fim do texto..e foi exatamente a mesma coisa..não foi exatamente uma conclusão..mas vc tem razão,ficou 'legalzinho'..

rs..
beeeejo Reginho!
:**

disse...

não tem sorte mesmo hein.

Vinicius Tocantins disse...

O legalzinho é marca registrada do Régis!