segunda-feira, 6 de outubro de 2008

NÃO SE META EM POLÍTICA, SE NÃO TEM DINHEIRO PRA GASTAR COM CAMPANHA!

Tá, podem falar... estou meio preguiçoso mesmo.
Mesmo sabendo que gosto muito de escrever, não sei porque cargas d’água nesses últimos tempos tenho que fazer um esforço sobre-humano pra produzir algumas “mal-traçadas-linhas”, rsrs.

Mas vou melhorar, pode crer.

E as eleições? Ah, as eleições ... candidatos a prefeitos e vereadores... boca de urna... isso tudo ae.

Conversando com o meu irmão que apóia bravamente o mundo capitalista, cheguei a seguinte conclusão: NÃO SE META EM POLÍTICA, SE NÃO TEM DINHEIRO PRA GASTAR COM CAMPANHA!
Não sei se alguém conhece essa frase, mas na minha família ela é bastante conhecida. Era muito usada quando duas pessoas estavam conversando, e uma terceira (que não tinha nada haver com a conversa, e muito menos com o assunto!) chegava no meio da “prosa” e queria saber quase o lead completo: Quem foi, onde foi, quando foi...

Aí era quando saia a famosa frase: “- porra, tudo tu quer saber! Não te mete em política não, que tu não tem dinheiro pra gastar em campanha!”.

Ou seja: Se você não entende do assunto, ou pegou ele pela metade, não insista na sua intervenção.

Cara, eu nunca dei tanto valor a essa frase como esses últimos tempos, em especial nesse último pleito (ta certo?!)

Desculpe o modo grotesco de falar, mas candidato liso não ganha campanha, e o que não quer gastar, muito menos. Sad, but true.

Posso tentar explicar da seguinte maneira:

Digamos (situação hipotética, diga-se de passagem ok?!) que tenho um amigo que é candidato a vereador. Ele é classe-média-alta, nos conhecemos desde criança, estudamos juntos, ambos conhecemos a família do outro... essa baboseira toda. Dois meses antes das eleições, ele chega comigo, e diz: “Aí Rejão, eu vim aqui, porque tu sabe, que a gente se conhece desde criança, estudamos juntos... e eu queria (o famoso tapinha nas costas, e talz...) uma força aí pó. Estou trabalhando aí, pra conseguir uns votinhos, e queria que tu me ajudasse, pode ser?”

“Claro, não tenha dúvida”, eu respondo.

Eu sei que ele tem umas pessoas trabalhando, que ele está ajudando com uma grana, pra elas serem cabos eleitorais de confiança, e conseguindo votos pra ele, com também compra de votos por aí pela cidade.
Eu sendo bem informado, sei também que o partido dá uma quantia em dinheiro para o candidato gastar com a campanha, e auxílio para os cabos eleitorais (lê-se também boca de urna).

A pergunta é: Ele sabendo que somos amigos há tanto tempo, tendo uma grande consideração por mim, porque ele não me chamou pra trabalhar com ele, sendo remunerado?
A resposta é: Porque pra ele, o MEU VOTO JÁ ESTÁ CERTO!
No seu esperto intelecto, ele pensa: “ele é meu amigo, vai votar e conseguir eleitores na sua família pra mim. Não preciso gastar com ele não. Vou atrás de quem ainda não conquistei o voto”. E é aí que o candidato (tenho uma dificuldade de escrever essa palavra, putz!) se ferra.

Porque eu, sabendo de tudo isso, vocês acham que eu voto nele? NÃO mesmo.
Não é questão de ser mercenário, mas se for pra você, candidato, dar uma força pra alguém, comece pelos de casa.
Família. Amigos. Eles são verdadeiros e fiéis aliados, se você for fiel com eles também.

Se você tem condições, não comece por fora. Assim é mais difícil ganhar.
E não que pensem que eu faço apologia a compra de votos, não mesmo.

Nem todos os eleitores se vendem. Eu sei. Mas eu tenho conhecimento que existem pessoas realmente ... fudidas na vida que não tem porra nenhuma pra comer, que no dia da eleição, se oferecerem um santinho, grampeado junto com uma nota de 50 reais, votam mesmo no candidato. É a questão da necessidade imediata.

E tem que gastar mesmo, não adianta. São poucos que ganham na lábia. Política é isso mesmo. É uma verdadeira putaria, e se você não tem dinheiro, você não ‘come’ ninguém.

E “morre tentando”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Porra, e essa ultima frase de efeito? se vc não tem dinheiro, nao come ninguem. hauahuahauahaua. me assustei agora!

eu vendi meu voto, digo logo.
tava precisando pra comprar umas apostilas do curso de direito, sou universitária e desesmpregada... aceitei, e votei... votei pq fiquei com um peso enorme na consciencia! e tu acredita, que o fdp ganhou?
depois me arrependi. devia ter feito o que sempre quis fazer: votar nulo. ele não precisava do meu voto, embora eu precisasse dos cinquentinha!

hehehehe...
beijos, saudades.
me liga qualquer dia qndo te derem uma folga na funasa!
bjs.

Vinicius Tocantins disse...

Rapá.. tava conversando sobre esse mesmo assunto esses dias..

Essa é uma grande verdade..

Política = Investimento de Dinheiro

e ainda digo mais, no caso de vereador ainda vai.. a questão do "tapinha nas costas" e talws..

Mas de prefeito pra cima (deputado federal, senador, governador e presidente).

Quem é eleito não é apenas o candidato, mas sim a equipe de marketing dele.

Ganha a equipe de marketing.. e conseguentemente o candidato na qual a empresa presta serviços..

eu falo mesmo...

A propaganda é a alma do negócio

\o/

Parabéns pelo tema abordado.

Fêh disse...

é..a política de hoje tem essa regra básica,tem que ter money..
embora o texto do pimentel(eu acho q foi ele) no Jornalesmas,coincide com uma opnião minha...
política devia ser mais que nem o mercado/comércio..direito a livre concorrência..soaria mais "justo" ainda que isso seja irônico..ou não.
enfim..
é isso aí..não tô conseguindo completar minha linha de racíocinio..
:P